Blog Bariátrica


Pirâmide de atividades

Obter QUALIDADE de VIDA não é uma tarefa fácil. Nem por isso temos que desistir: fazer exercícios, se alimentar de forma adequada e saber lidar com o estresse do dia-a-dia É POSSÍVEL.

Estes dias lendo a Revista Istoé de Abril me deparei com uma matéria muito interessante. Na seção Medicina & Bem-Estar falava sobre a “Pirâmide do Fitness”.

Nessa reportagem, eles explicam como deveria ser nossa “pirâmide das atividades”. Na base da pirâmide se encontram as atividades do dia-a-dia, que devem ser realizadas com maior freqüência, como caminhar, andar de bicicleta e fazer trabalhos domésticos.

Sabemos que pequenas coisas fazem a diferença, certo? Então, se descer um ponto antes do ônibus, subirmos a escada e não usar o elevador, aposentarmos um pouco o controle da televisão, cuidar do jardim, entre outras tantas coisas, nos mexeríamos muito MAIS, e, como conseqüência gastaríamos mais calorias.

De acordo com a “pirâmide do fitness”, o segundo degrau vem os exercícios aeróbicos e depois os exercícios de fortalecimento de ossos e alongamento. Estes teriam o efeito de diminuir os riscos de danos às articulações e aos músculos.

Devemos saber nos deslocar nessa pirâmide, sem ficar muito tempo no topo, onde se localiza a INATIVIDADE, ou seja, ficar deitado e fazer atividades que não exijam muito esforço.

Lembrem-se: "Um pouquinho que seja de atividade física já é melhor do que nada" – Stephen Ball, especialista em fisiologia do exercício.

Dêem uma olhada na reportagem ( http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2055/artigo129776-1.htm ) 

e confiram a Pirâmide do fitness!!! Tá na hora de nos mexermos um pouco, não?

Noa P. Prada de Souza

(nutricionista - Clínica Bariátrica)



Escrito por Dr. Irineu Rasera às 23h22
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil


BRASIL, Sudeste, PIRACICABA, Homem



Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 Clínica Bariátrica
 Atividade Física