Blog Bariátrica


Genética

Há tempos venho me interessando pela genética. É uma área fascinante. E promissora. Grandes avanço devem ocorrer nas próximas décadas e espero  viver bastante para vê-las. Não é preciso ser um vidente para esta "previsão". Basta acompanhar os noticiários na página ciências para se ter idéia do que esperar. Recentemente, em Londres, nasceu uma menina por seleção genética, sem o gene que a predisporia ao câncer de mama, como já vinha sendo herança das mulheres de sua família. Ao meu ver, a solução futura para a obesidade passará por aí.

Mas particularmente nas últimas semanas tive o privilégio de cuidar de uma paciente especial. É portadora de uma síndrome genética chamada de Pradder- Willi, em homenagem a dois médicos de um grupo que descreveram essa síndrome.  Numa simplificação grosseira, são pacientes portadores de uma condição mental especial associada a uma fome incontrolável, que as faz engordar muito e  morrer cedo. Esta nossa paciente tem 16 anos e IMC 58.

Seguindo a linha de condutas internacionais, adotamos a técnica Scopinaro modificado (por Domene, Rasera e Ciongole) com preservação gástrica, por videlaparoscopia.

Ela evoluiu super bem, sem intercorrência nenhuma e hoje pude dar alta.

Em todos os momentos ela se portou otimamente. A família cuidou de perto e seguiu todas as etapas. Dr. Fernando, endocrinologista, fez uma revisão bibliográfica bem completa e discutiu detalhes com todos. Toda a equipe se esforçou em prepará-la e visitá-la.

A essa nossa pacientinha, desejamos muito sucesso em sua recuperação.

E para nossa equipe fica a satisfação de ter feito um bom trabalho e de vê-la bem assim.



Escrito por Dr. Irineu Rasera às 00h24
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil


BRASIL, Sudeste, PIRACICABA, Homem



Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 Clínica Bariátrica
 Atividade Física